Qual é o salário mínimo no Reino Unido?Emprego & Carreira

Qual é o salário mínimo no Reino Unido?

Descubra nosso guia  Trabalho em londres

Salário mínimo

O salário mínimo refere-se à remuneração por hora a que os trabalhadores têm direito, independentemente da dimensão da empresa.

No Reino Unido, o salário mínimo depende da idade e da situação pessoal do trabalhador:

  • Um trabalhador com 21 anos ou mais tem direito ao National Living Wage.
  • Um trabalhador com menos de 21 anos tem direito ao National Minimum Wage.
  • Um aprendiz tem direito à Apprentice rate.

publicidade

Para maiores de 21 anos: National Living Wage

Desde 1 de abril de 2026, o salário mínimo inglês para trabalhadores com mais de 21 anos é de £12,71 por hora (brutos).

Os trabalhadores independentes, empregadores, pescadores e pessoas que trabalham e vivem numa comunidade religiosa não estão sujeitos ao salário mínimo.

Para menores de 21 anos: National Minimum Wage

Para trabalhadores com menos de 21 anos, o valor por hora do National Minimum Wage varia de acordo com a idade:

Entre 18 e 20 anos£10,85 por hora (brutos)
Menores de 18 anos£8,00 por hora (brutos)

Para aprendizes: Apprentice rate

Para os aprendizes, o valor mínimo por hora é de £8,00 por hora (brutos) se:

  • O aprendiz tiver menos de 19 anos
  • O aprendiz tiver 19 anos ou mais e estiver no primeiro ano da sua aprendizagem

Se o aprendiz tiver mais de 19 anos no final do primeiro ano, terá direito ao valor por hora correspondente à sua faixa etária no National Minimum/Living Wage (acima).

Cálculo do salário mínimo

Para um trabalhador com mais de 21 anos

Para um trabalhador com mais de 21 anos que trabalhe 40 horas por semana (a tempo inteiro), o cálculo do salário mínimo (bruto) é o seguinte:

40 horas x 52 semanas = 2080 horas x £12,71 = £26.436,80/ano (aproximadamente £2.203,07/mês)

Para um trabalhador com menos de 21 anos

Para um trabalhador com 20 anos que trabalhe 35 horas por semana (a tempo inteiro), o cálculo do salário mínimo (bruto) é o seguinte:

35 horas x 52 semanas = 1820 horas x £10,85 = £19.747/ano (aproximadamente £1.645,58/mês)

Para um aprendiz

Para um aprendiz com 18 anos que trabalhe 20 horas por semana, o cálculo do salário mínimo (bruto) é o seguinte:

20 horas x 52 semanas = 1040 horas x £8,00 = £8.320/ano (aproximadamente £693,33/mês)

Salário médio

O salário mediano* no Reino Unido é publicado oficialmente todos os meses pelo Office for National Statistics (ONS).

Em junho de 2026, o salário mediano no Reino Unido era de £2.632 por mês (brutos).

Tenha em conta que vários fatores influenciam o nível dos salários:

  • o setor e o ramo de atividade do emprego
  • a experiência profissional da pessoa que ocupa o posto
  • a localização da empresa.

Seguem-se os dados oficiais mais recentes publicados (junho de 2026), que mostram o salário mediano nas diferentes regiões do Reino Unido:

* O salário mediano corresponde ao salário abaixo do qual metade dos trabalhadores ganha menos e acima do qual a outra metade ganha mais. É diferente do salário médio, que corresponde à média de todos os salários. Por conseguinte, o salário mediano é mais adequado, pois atenua o efeito dos salários muito altos/baixos.

Horário de trabalho

No Reino Unido, considera-se que um trabalhador trabalha a tempo inteiro se trabalhar no mínimo 35 horas por semana.

Estas 35 horas correspondem geralmente a 5 dias úteis por semana, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com uma hora de pausa para almoço.

Os contratos de mais de 35 horas por semana são comuns; as horas adicionais não são consideradas horas extraordinárias.

Um contrato de trabalho inglês não pode exceder 48 horas por semana; quaisquer horas adicionais seriam voluntárias.

Frequência de pagamento

O pagamento do salário é geralmente mensal (no final do mês).

Alguns empregadores optam por pagar os salários semanalmente.

Contribuições do trabalhador e do empregador

Contribuições do trabalhador

As contribuições do trabalhador sobre o seu salário bruto são:

  • Imposto sobre o rendimento retido na fonte («Pay As You Earn (PAYE) contributions» em inglês): contribuições determinadas de acordo com a situação pessoal do trabalhador.
  • Contribuições para o sistema nacional de saúde («NI contributions» em inglês): calculadas por escalões com base no salário bruto.
  • Contribuições para a pensão («Pension scheme contributions» em inglês): calculadas por escalões com base no salário bruto.

Por defeito, o fundo de pensões é o disponibilizado pelo Estado (NEST), mas também é possível escolher um fundo de pensões privado.

  • Outras contribuições: seguro de saúde opcional, etc.

Contribuições do empregador

As contribuições do empregador sobre o salário bruto são:

  • Contribuições para o sistema nacional de saúde («NI contributions»): calculadas por escalões com base no salário bruto.
  • Contribuições para a pensão («Pension scheme contributions»): calculadas por escalões com base no salário bruto.
  • As contribuições do trabalhador e do empregador são geralmente equivalentes.

  • Outras contribuições: seguro de saúde opcional, etc.

publicidade

Recibo de vencimento

Os principais elementos que constam de um recibo de vencimento são os seguintes:

  • Identificação do trabalhador: nome, National Insurance Number, código fiscal (contribuições PAYE).
  • Período
  • Salário bruto
  • Contribuições do trabalhador e do empregador
  • Salário líquido a pagar
  • Discriminação do direito a férias (opcional)

Fontes oficiais

Mais informações

A preparar a sua viagem? Estes são os passeios e bilhetes mais reservados pelos viajantes.